Translate

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ngc 3766: " A Whiter Shade of Pale"

           


               Ngc 3766 é um dos mais belos aglomerados abertos dos céus. O apelido de "O Aglomerado da Pérola" é bastante apropriado. Com diversas estrelas de um branco azulado a associação é imediata. Um cordão de pérolas  na coleção da Coroa Austral.
            Localizado  bem no meio da linha que liga Acrux ( a Cruzeiro) e a Nebulosa de Eta Carina e a apenas 1 1/2o  do Aglomerado de Lambda Centauro ( outra região nebulosa) é também a entrada de numero 97 do Catalogo  Caldwell. O aglomerado reside na complexo molecular de Carina, uma gigantesca coleção de nuvens de Hidrogênio  que é associada a algumas das estrelas mais massivas da galáxia . Tais nuvens são lar de intensa formação estelar. Devido a isto a região é habitada por quentes e jovens corpos incluindo numerosas estrelas Be. Ngc 3766  possui mais estrelas deste tipo que qualquer outro aglomerado conhecido. Isto faz dele extremamente estudado e de imenso interesse cosmológico.
            Estrelas do tipo Be apresentam uma linha de emissão distinta das estrelas do tipo B. elas perdem massa para uma concha que se expande e acredita-se que apresenta uma prodigiosa rotação que chega a criar um disco junto ao seu equador. Semelhantes as menos massivas estrelas do tipo T Tauri estrelas do tipo Be são supostamente a ultima fase de uma proto estrela antes de esta se assentar na sequência principal com o fim das chamadas contrações de Hayashi.
            Não bastando isto Ngc 3766 é o local da descoberta de um novo tipo de variável. Segundo um recente estudo (2013) realizado por N. Mowlavi, F. Barblan, S. Saesen, and L. Eyer , do Observatório de Genebra por lá existem estrelas pulsantes do tipo B. (Na verdade Slowly Pulsating B Stars, SPB).  36 delas . Estas estrelas apresentam um período de variabilidade de 0.1 a 0.7 dias e com uma amplitude entre 1 e 4 Micro magnitudes. Os equipamentos modernos levam as coisas até uma precisão ridícula...  Mas trata-se de uma novidade em evolução estelar já que nestas bandas do Diagrama H-R as estrelas não deveriam pulsar.  Os pesquisadores recomenda que se procurem por mais estrelas desta classe . Especialmente em aglomerados com grande numero de estrelas Be.
            Ngc 3766 foi descoberta pelo Abbe Lacaile em 5 de março de 1752 em seu levantamento do céus austrais realizado a partir da Cidade do Cabo. Ele inclui  aglomerado em sua categoria III . Estrelas acompanhadas de nebulosidade. Com seus pequenos aparelhos é de se supor que ele percebia apenas as duas gigantes vermelhas que margeiam o aglomerado sem resolver os outros membros. O aglomerado não apresenta nenhuma nebulosidade.
            Herschel o descreve assim: " Precedido por duas estrelas principais um belo, grande , frouxo , arredondado aglomerado de estrelas de 8a 122 magnitude gradualmente muito mais brilhante no centro. 150 a 200 estrelas ( h3352).
            Dunlop em seu imenso catalogo elaborado em apenas sete meses observou 3766 por 5 vezes. Sua descrição é bastante completa: " Um aglomerado bem grande de estrelas de magnitudes misturadas com cerca de 10´ de diâmetro. Um grande numero de estrelas é de um branco pálido. Tem uma estrela vermelha em um dos lados e outra do mesmo tamanho e cor do lado oposto ; uma pequena estrela avermelhada próxima ao centro; e uma estrela amarela ao sul ; tudo dentro do aglomerado."
            A distancia do aglomerado é alvo de controvérsia e segundo o estudo realizado por Y. Aidelman, L. S. Cidale , J. Zorec , and M. L. Arias em 2012 encontra-se entre 4,8 e 7 mil anos luz de distancia. O´Meara nos dá a distancia de 5,8 mil anos Luz. È sabidamente um aglomerado jovem mas sua idade precisa é também alvo de controvérsia . Encontrei em papers mais antigos valores entre 14,5 e 25 milhões de anos. No trabalho já citado e com uma metodologia muito moderna os autores chegaram a um valor mais alto. 30,7  + 7,9 milhões de anos.  Abaixo o diagrama HR dos colegas...


             Localizar 3766 é bastante fácil e utilizando uma buscadora ótica é quase inevitável acha-lo passeando por entre o Cruzeiro do Sul e Eta Carina. Partindo-se de Lambda Centauro (que é visível a olho nu mesmo em grandes centros) é um pequeno passo rumo norte... È um alvo também muito interessante com binóculos. Magnitude  5.3 





            Passear os olhos por 3766 é um prazer. É um aglomerado com vários detalhes preciosos. Pode-se perceber diversas estrelas duplas em meio ao aglomerado e áreas escuras que lembram lagoas. As duas gigantes vermelhas que escoltam o aglomerado tem sua cor discutida em prosa e verso. Uma delas é a variavel pulsante V0910 Cen. Um projeto para quem gosta de variaveis. Diversas estrelas coloridas pontilhando a piscina cheia de perolas que me levam a lembrar de Procol Harum e de seu clássico "Whiter Shade of Pale".  Um bom som para acompanhar um passeio até este rico aglomerado...




                 
                       O Video é uma delicia. Um video clip de antes da invenção do video clip. 

Um comentário:

  1. Show de bola, cara! Tenho acompanhado teu blog e gosto muito. Estou iniciando um também, devagarzinho: http://observatorioem.blogspot.com.br/

    E adoro Procol Harum!

    ResponderExcluir