Translate

sábado, 27 de junho de 2015

Desconstruindo Newton

             
             Com a chegada da minha nova cabeça equatorial SkyWatcher  HEQ 5 SynsScan o Newton teve que passar por um check-up completo. Meu bom e velho telescópio já lutou muitas batalhas e finalmente foi atingido ainda que de forma não letal. É sempre importante lembrar que a maioria das pessoas não possui o mesmo carinho que você por suas tranqueiras astrônomicas e ao deixar seu telescópio aos cuidados de terceiros coisas impensáveis podem acontecer. E assim em uma volta de Búzios aos cuidados de meu irmão e minha esposa o focalizador do mesmo acabou se empenando. E Depois de uma desastrada tentativa de "ajuste" acabei  indo além do chamado PNR ( abreviação para "point of no return" ). Perda total...
                Como sempre peças de reposição para um telescópio não são ,exatamente , fáceis de serem achadas na Terra Brasilis. Depois de muito pesquisar e de só encontrar Focalizadores Dual Speed por preços absurdos acabei encomendando um modelo de cremalheira semelhante ao original de um fornecedor chinês.  Chegou diretamente no correio mais próximo . Foi taxado. Com tudo incluído saiu por aproximadamente R$300,00.

adaptador com t- ring instalado
Adaptador feito a partir do anel do velho focalizador

                Este não vinha com a rosca necessária para adaptar meu T-Ring.  Rapidamente canibalizo os restos do velho focalizador e com a ajuda de um torneiro mecânico refaço uma de suas roscas para a bitola do novo focalizador e por mais R$ 50,00  tenho um novo adaptador e posso voltar a sonhar com as fotos que vou tirar com minha nova , sensacional e computadorizada cabeça. Já falei por aqui que astro fotografia é a parte  mais cara de um hobby não muito barato...
                Ao retirar o antigo focalizador  percebi que meu espelho secundário se encontrava imundo. Em rápida inspeção decidi que o Primário também.
                Desconstruir o Newton se faz necessário. Em tese uma tarefa fácil. Mas desmontar todo seu telescópio sempre é algo emocionante. Retiro o secundário e sua aranha sem nenhum sobressalto. O primário tem uma parafuso que em um descuido acaba com a cabeça espanada. Lá vou eu com uma serra de arco abrir uma fenda em um finado parafuso tipo Phillips.... Depois deste pequeno esquartejamento finalmente tenho todas as peças desmembradas da OTA ( Optical Tube Assembly ou "o tubo do telescópio"...)  e vou começar os trabalhos mais delicados .

                Reza a lenda que não se deve limpar seus espelhos a não ser em ultimo caso. Era o caso e aproveitando que teria que refazer a furação para o novo focalizador desmontei o Newton inteiro e submeti a sua ótica a uma faxina completa.  Um pincel fotográfico e Rosco Tissue ( um papel especial para limpeza de lentes fotográficas) e esta feito  o serviço. Nenhuma das desgraças descritas em vários livros ou sites aconteceram. Espelho limpos e funcionando. Nada demais...   Nenhum arranhão ou danos ao coating. Embora alguns autores defendam que seus espelhos nunca devem ser tocados , limpos ou até mesmo que se olhe para eles me parece um certo exagero. Trabalho as vezes com lentes que custam mais caro que quase qualquer telescópios e com assistentes de câmera mais xiitas que qualquer ATM. E eles limpam esta lentes... Com muito cuidado e Rosco tissue. Parece que isto basta.

                Aproveitando que o secundário e sua aranha foram retirados para faxina refaço a furação para o novo focalizador.
Caneta branca...

Verruma

                Desde minha mais tenra infância sempre adorei comprar ferramentas. Com uma reforma em andamento e o Newton sendo desconstruído não podia perder esta oportunidade. Na verdade desmontar todo o telescópio , limpar suas lentes e instalar um novo focalizador era uma desculpa boa demais para não comprar alguns brinquedos . Em rápida visita a uma loja de ferragens comprei um jogo de brocas acompanhado de uma daqueles Jogos de chaves universais e uma nova parafusadeira.  Fazer a nova furação para o focalizador era a tarefa que mais me preocupava. E assim pensei bem como realizar a operação . Cheguei a conclusão que minha furadeira talvez fosse muito potente para o serviço. E assim uma parafusadeira faria o serviço de forma mais gentil. Utilizei uma caneta branca para marcar a posição dos furos . Depois utilizei uma verruma para iniciar a furação . Somente uma guia  . Depois utilizei uma broca 2,5 para iniciar a furação e depois uma de 5 para terminar o serviço.  Sucesso total e o novo focalizador esta instalado. Achei que este tinha um pouco de jogo na engrenagem e então a abri. Um pequeno martelo de joalheiro permite um "ajuste" nas pequena tiras de latão que seguram a peça ao focalizador e ele fica a contento.


Novo focalizador instalado
                Uma das partes da astronomia amadora que mais respeito é justamente esta junto a oficina. Com  as dificuldades para se obter peças e acessórios no Brasil é fundamental ao amador ser um pouco torneiro, marceneiro , joalheiro e um rei do  gatilho...
Pronto para fotografar...
                Depois de desmontar o Newton inteiro e monta-lo de novo faltava apenas colimar. Como a parte ótica foi toda mexida, montada , desmontada e participado de uma tremenda festa com um novo focalizador comandando as pick ups a colimação foi um pouco mais delicada do que normalmente. Ainda estou aguardando que Newgear se canse para poder chegar se ela esta digna e a altura para a inauguração da HEQ 5 SynsScan.  
              Acho que ela vai se chamar Caroline...
              

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário