Translate

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ngc 2546: O Elefante Naif

     

           Ngc 2546 é um grande aglomerado aberto em Puppis. Mais uma descoberta original de Lacaille . Lac II.4 . Ou seja a quarta entrada de sua categoria II. Por isto entende-se que se trata de uma nebulosa somente para a vista desarmada e que se resolverá em pequenas estrelas com qualquer auxilio óptico. Como Lacaille utilizou lunetas 8X15 mm em seu levantamento dos céus austrais isto é muito verdade. E como disse Walton Welsh  todas as grandes verdades são simples ,se não são , não são verdade alguma.
            A descrição deixada por Lacaille demonstra claramente a natureza de sua classificação: " O que se vê a olho nu são dois confusos grupos de estrelas enevoadas ; mas com o telescópio eles são diversas pequenas estrelas distintas em grande numero e muito próximas."
            O Abbe é bem mais prolixo que na maioria de suas descrições ( ele é bem curto e grosso em sua descrições...) .
            É evidente a a capacidade visual de Lacaille era absurda. Perceber 2546 a olho nu mesmo em céus escuros é uma tarefa para olhos jovens e bem treinados. Com relação ao segundo grupo de estrelas é provável que ele se refira a um brilhante asterismo junto a Lambda Puppis. Este bem mais fácil de ser percebido. Ngc 2546 foi um dos últimos Objetos do catalogo que observei . Pois apesar de sua magnitude na casa de 6 ele habita um riquíssimo campo estelar e pela minha buscadora muitas vezes achei tratar-se apenas de um belo campo estelar em meio a Via Láctea. O Asterismo junto a Lambda ainda ajudava mais nisto. Por minha 10X50 me é duvidoso quem é o asterismo e quem é o DSO. Um daqueles casos que de tão a vista esta bem escondido.
            Para complicar ainda mais as coisas habita  a região o obscuro porém nem tanto aglomerado VdB-Ha 23.  Dunlop na entrada 563 de seu catalogo ( e que é aceita como sendo Ngc 2546)  nos fala em " um grande aglomerado de estrelas de magnitudes variadas , uma figura das mais extensas, não muito rico em fracas estrelas." Sua ultima frase leva a duvida se ele viu ou registrou Ngc 2546 ou VdB-Ha 23. Ngc 2456 é rico em estrela tênues. já VdB- Ha não. Mas é muto provável que ele tenha visto ambos já que seu poder de fogo era bem superior ao de Lacaille.
                   

            Para observar  Ngc 2546 localize  Naos (Zeta Puppis )e pesquisando a região ao redor com qualquer auxilio óptico você ira localizar sua vitima . Busque por  h1 é uma estrela de 4,5 magnitude e bem alaranjada que se encontra em seu caminho e servirá de marco para o starhoop. Lembre-se que Ngc 2546 será o ajuntamento evidente de estrelas na ocular . O mais chamativo na região com vários campos estelares interessantes.

            2546 é um aglomerado bem jovem como a maioria nesta região e tem cerca de 30 milhões de anos. Aceitando-se que sua distancia de nós é de 3.200 anos luz suas estrelas ocupam um latifúndio de quase 65 anos luz de Via Láctea.
Versão Rot n´Stack
            Um dos autores favoritos do Nuncius Australis adora realizar um exercício lúdico que também muito me atrai. Consiste em tentar descobrir padrões cotidianos para coisas além do nosso cotidiano. É assim batizar aglomerado (especialmente os abertos) com apelidos das coisa da Terra. O´Meara dá dois apelidos para Ngc 2546. "O Aglomerado do Coração Partido"  ( que nem ele consegue desenhar ) e o " Adaga e Coração " que lembra a clássica tatuagem de piratas com uma adaga cruzando um coração. Eu já vi seu desenho que apesar de bem bonito sofre do grave problema de as estrelas não estarem exatamente onde deveriam estar .
O Aglomerado do Elefante Naif . Reparem que ele ainda carrega uma pessoa montada.... 


            Eu em um esforço imaginativo sobre humano consegui ,no máximo, chegar a imagem de um Elefante estilo naif , mesmo assim desenhado por uma criança bem nova. Daí o apelido que dei ao aglomerado. "O Elefante Naif".  Confesso que não acho Ngc 2546 um dos mais atraentes aglomerados abertos do céus. Sua foto também foi realizada de forma meio estabanada.  Apesar disto acho que ele não merecia ser tão sacaneado.  Como disse Ibsen  " a beleza é um acordo entre o conteúdo e a forma".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário