Translate

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Astrolog 27 de Novembro 2010

Astrolog de 27 de Novembro de 2010
Horário de Início : 4:00 UT.
Local: Rio de Janeiro / Observatório Nuncius 1
Equipamento : Sky Watcher 150mm Explorer (Newtoniano).
Seeing - 4 (0-5)
Transparência- 2 (0-5)

Rápida sessão observacional . As condições de poluição luminosa eram bastante intensas com luz no prédio a frente atrapalhando bastante o observação. Por volta de 1:00 da manhã ( horário local) se tornou possível observar. O Observatório 1 é o local mais urbano que o Nuncius observa.  A NELM ( naked eye limit magnitude) estava perto de 3.5.  Muito ruim mesmo.

Ainda me adaptando ao novo telescópio fiz um alinhamento polar para inglês ver.

Coloquei uma ocular wide field 25mm e iniciei o rápido tour pela constelação de Carina

IC 2602 - As Plêiades do Sul. Belo aglomerado aberto. o novo refletor com a 25mm necessita de praticamente dois campos oculares para percorre-lo inteiro . 50´ de arco. Um favorito cobrindo a área de quase 2 luas cheias. Contei mais de 50 estrelas.

A partir de  IC 2602  não usei mais sequer a buscadora.

Seguindo o instinto fui seguindo as estrelas do campo próximo e isto me levou ao próximo aglomerado aberto.

NGC 3372 - Eta Carina e tudo associado a ela. Diversos aglomerados abertos e nebulosidade . A nebulosidade só percebida com visão periférica. Utilizei apenas a 25mm. Cobre uma área enorme. Cerca de 2o graus.

NGC 3293- Bem próxima . Caminhando levemente para leste vejo este belo aglomerado aberto . Bem menor que os outros citado apresenta estrelas com diferentes cores . Algumas já em fase gigante vermelha. Deve ser mais antigos que os outros aqui citados . Muito interessante . Com cerca de 35´. Foi o que permaneci observando por mais tempo. Com a ocular de 10mm resolve-se um numero ainda maior de estrelas. Porém se perde um pouco do colorido que torna este aglomerado tão atraente. 

Seguindo brincando com a ocular de 25mm pela região desemboco em meu ultimo DSO da noite:

NGC 3532- Outro enorme aglomerado aberto. Me lembra de certa forma  estrutura de NGC 3372 . Só que menor . E sem nebulosidade. Bom para ser visto com a 25mm . Cobre uma área de cerca de 1o.

Já ia tarde e um vizinho resolveu acender todas as luzes no prédio em frente. Vinha nascendo o Cruzeiro do Sul mas eu encerrei a sessão . O Cruzeiro vai aguardar condições melhores.

P.S . - O mapa apresnta- se como eu vi. 1 hora da manhã ( horario de Brasilia). Olhando-se para o Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário